IPEVS

Corvos aprendem a usar ferramentas diferentes para cada situação

Pássaros usaram pedras para alcançar alimento que flutuava na água.
Espécie está entre os animais mais inteligentes na natureza.

Corvo usa pedras para alcançar alimento na água (Foto: Russell Gray)
Corvo usa pedras para alcançar alimento na água (Foto: Russell Gray)

Uma equipe de pesquisadores das universidades de Cambridge, na Grã-Bretanha, e Auckland, na Nova Zelândia descobriu mais uma habilidade do corvo da Nova Caledônia na utilização de ferramentas. O estudo foi publicado pela revista científica “PLoS One”.

O corvo é considerado pelos cientistas um dos animais mais inteligentes na natureza. É capaz de utilizar objetos como ferramentas para executar tarefas cotidianas ou para se comunicar com outros corvos.

Os cientistas fizeram com esses animais uma prova conhecida como paradigma da fábula de esopo. Um alimento é colocado flutuando em um recipiente com água, fora do alcance do pássaro. Ele precisaria usar objetos em sua gaiola para fazer o volume de água subir até um ponto em que pudesse pegar o alimento.

Rapidamente, os corvos entenderam o mecanismo e passaram a usar as pedras para subir o nível da água. Eles ainda deram preferência a pedras maiores e evitaram usar objetos que flutuassem na água, que não causariam o efeito desejado.

Os pesquisadores concluíram que os corvos da Nova Caledônia conseguiram estabelecer uma relação de causa e efeito com as ferramentas que utilizavam. Já se sabia que os animais conseguiam fazer isso com gravetos, mas esse comportamento ainda era inédito com pedras.

 

Fonte: G1 em São Paulo

Deixe um comentário