IPEVS

Etologia

Chimpanzés são capazes de trabalhar em grupo, diz estudo

Duplas de animais dividiram ferramentas para abrir caixa com frutas. Para cientistas, comportamento se assemelha ao de seres humanos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Max Planck, na Alemanha, e pela Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, aponta que os chimpanzés são capazes de coordenar ações entre si, de forma semelhante ao que fazem os humanos. Eles …

Chimpanzés são capazes de trabalhar em grupo, diz estudo Leia mais »

Cacatua cria sua própria ferramenta para alcançar comida

Espécie é conhecida por sua inteligência, mas esse tipo de comportamento nunca havia sido registrado A cacatua de goffin (Cacatua goffiniana) é uma espécie de pássaro originária da Indonésia, conhecida por sua inteligência e o costume de brincar com seres humanos. Por isso, ela é muito utilizada por biólogos para estudar o desenvolvimento da inteligência …

Cacatua cria sua própria ferramenta para alcançar comida Leia mais »

Estudo diz que formigas resolvem melhor os problemas coletivamente

Insetos ficam ‘perdidos’ quando têm excesso de informações e opções. Pesquisa ajuda a entender sobrecarga similar em pessoas, dizem cientistas. Cientistas da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, concluíram em um estudo que as formigas decidem melhor coletivamente como lidar com problemas complicados, como a escolha da colônia. O comportamento é uma estratégia para …

Estudo diz que formigas resolvem melhor os problemas coletivamente Leia mais »

Sistema imunológico de ratos “infiéis” é mais forte do que o de animais comportados, diz estudo

Comportamento social pode levar a mudanças na evolução de espécie “Trair compensa” e “o que não mata fortalece” parecem ser os lemas do rato-veadeiro, uma espécie bastante promíscua de roedor (Peromyscus maniculatus) que vive nos Estados Unidos e nunca escolhe ter um relacionamento monogâmico. Cientistas descobriram que esse pequeno animal infiel tem um sistema imunológico muito …

Sistema imunológico de ratos “infiéis” é mais forte do que o de animais comportados, diz estudo Leia mais »

Papagaios cinzentos pensam de forma lógica como criança, diz estudo

Pesquisa austríaca analisou seis animais, com idades entre 10 e 35 anos. Aves souberam distinguir, pelo barulho, em qual copo havia uma noz. Os papagaios cinzentos que vivem na selva africana pensam de forma lógica e similar aos macacos e às crianças de 3 anos de idade, aponta uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (8) pela …

Papagaios cinzentos pensam de forma lógica como criança, diz estudo Leia mais »

Golfinho é visto carregando o corpo de filhote em ‘ritual de luto’ na China

Cena foi presenciada por turistas na região autônoma de Guangxi Zhuang. Baleias, elefantes, chimpanzés e gorilas têm comportamento semelhante. Um golfinho foi fotografado carregando o corpo de seu filhote no mar em uma espécie de “ritual de luto”. A cena foi presenciada por turistas em uma região autônoma da China chamada Guangxi Zhuang, famosa por …

Golfinho é visto carregando o corpo de filhote em ‘ritual de luto’ na China Leia mais »

Cientistas descobrem espécie de peixe em que macho ‘pesca’ fêmea

Ornamento parecido com uma formiga é usado para atrair a parceira. Fenômeno foi registrado em espécie de peixe tropical. A técnica de usar um alimento como isca para atrair o peixe não é exclusiva dos pescadores humanos. Pesquisadores suecos descobriram uma espécie de peixe em que o macho usa uma isca como ornamento para atrair …

Cientistas descobrem espécie de peixe em que macho ‘pesca’ fêmea Leia mais »

Casal de tartarugas separa-se após relacionamento de mais de 100 anos

Funcionários de um zoológico na Suíça foram obrigados a separar os dois animais desde que a fêmea começou a atacar seu par sem razão aparente Uma separação repentina entre um casal de tartarugas gigantes de 115 anos está intrigando funcionários do zoológico de répteis Reptilien Happ, localizado na cidade de Klagenfurt, na Áustria. Bibi e …

Casal de tartarugas separa-se após relacionamento de mais de 100 anos Leia mais »

Entre chimpanzés, uso de ferramentas varia conforme o grupo

Dependendo de onde a refeição é servida, a pessoa talvez coma com vontade usando garfo e faca, pauzinhos ou as mãos. Constatou-se que o chimpanzé possui um tipo de variação cultural semelhante. Grupos vizinhos desses animais possuem modos diferentes de abrir nozes, relata um novo estudo, publicado no periódico Current Biology. Os pesquisadores notaram que …

Entre chimpanzés, uso de ferramentas varia conforme o grupo Leia mais »

Matar filhotes pode ser uma boa ideia, dizem cientistas

Vários estudos mostram que infanticídio é um bom mecanismo de sobrevivência, melhorando as vantagens reprodutivas dos animais. O infanticídio pode ser um instrumento eficiente para a sobrevivência de determinadas espécies de animais, indicam um crescente número de estudos. A ideia é chocante do ponto de vista humano, mas a realidade é que para muitos filhotes …

Matar filhotes pode ser uma boa ideia, dizem cientistas Leia mais »