IPEVS

Conselho de veterinária cria novas regras para a eutanásia de animais

Resolução traz princípios éticos para conduzir a morte do animal.
Texto reforça a importância da presença de um veterinário no processo.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) publicou nesta quinta-feira (17) uma nova resolução para regulamentar a eutanásia de animais. O texto, que traz uma série de princípios éticos para a prática, define eutanásia como a morte do animal “por meio de método tecnicamente aceitável e cientificamente comprovado”.

A resolução reforça a importância do médico veterinário para avaliar se a eutanásia é mesmo necessária e conduzir o processo dentro do regulamento.

A prática só será permitida se o animal estiver comprometido de forma irreversível, se os custos do tratamento forem incompatíveis com a atividade econômica que ele exerce, se ele fizer parte de alguma atividade científica previamente aprovada ou se representar algum risco ou à saúde pública ou ao meio ambiente.

O texto descreve como o veterinário deve proceder para matar diferentes tipos de animais, sejam eles silvestres, domesticados ou cobaias de laboratório. Em quase todos os casos, a orientação é de que o profissional aplique a anestesia geral antes de matar o animal.

Fonte: G1

Deixe um comentário