IPEVS

IPEVS, IAP e Força Verde realizam resgate de onça parda no Município de Cornélio Procópio

Na última segunda-feira (30/07) o IAP – Instituto Ambiental do Paraná e Força Verde receberam um chamado para resgate de uma onça parda em uma propriedade localizada no município de Cornélio Procópio – PR, as margens da BR 369 próximo ao Rio Congonhas.  Os funcionários daquela área perceberam um comportamento diferente de seus cachorros e verificaram que a inquietação destes era devido a presença de uma onça localizada em uma árvore da área rural.  O proprietário da fazenda entrou em contato com os órgãos responsáveis para a realização do resgate.

O IAP acionou a equipe do IPEVS – Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente, a qual trabalha como parceira do IAP na realização de resgates de animais silvestres.

A equipe do IAP e do IPEVS se deslocou até o local com o equipamento necessário para a operação e contou com a colaboração da Força Verde e os trabalhadores da propriedade.  A área foi observada para que a captura fosse realizada com segurança para o animal e para os integrantes da operação. Após a análise do local e porte do animal, os dardos com sedativos foram preparados pelo médico veterinário do IPEVS e injetados na onça. O animal sedado ficou sobre a árvore, obrigando a equipe a subir até o local e amarra-la para que a mesma fosse descida até o solo onde foram realizados exames clínicos, atestando a sanidade do animal e no qual foi possível determinar tratar-se de um macho.  A onça foi colocada em uma caixa-transporte permanecendo na sede do IAP enquanto seu destino era definido.

Segundo Renata Alfredo, Bióloga do IPEVS, o animal capturado é uma onça parda ou suçuarana (Puma concolor), macho, adulto de aproximadamente 15 anos, espécie que ocorre em todo o Brasil, sendo a segunda maior espécie de felinos do país, animal ágil sendo capaz de saltar de grandes alturas, de hábito solitário e atividade noturna com uma dieta carnívora.  A espécie costuma percorrer grandes distâncias. A caça e alteração de seu habitat são as principais ameaças de sobrevivência da suçuarana, segundo o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Paraná, o Puma concolor está com status de espécie vulnerável no estado.

O animal foi encaminhado para soltura em uma reserva as margens do Rio Tibagi.

Após análises fotográficas os técnicos do IPEVS e do IAP concluíram que este não é o mesmo animal que recentemente foi avistado na região da Água do Veado e que conseguiu fugir durante uma tentativa de captura.

Onça Parda localizada em propriedade as margens da BR369. Foto: IPEVS

 

Resgate onça parda, aplicação do sedativo realizada por Claudionor Galego - IAP. Foto: IPEVS

 

Animal já sedado sendo deslocado para o solo. Foto: IPEVS

 

Captura da onça parda. Foto: IPEVS

 

Onça parda encaminhada para sede do IAP após resgate. Foto: IPEVS

 

Suçuarana, o animal resgatado tratava-se de um macho adulto, a captura foi realizada pelo IPEVS, IAP e Força Verde. Foto: IPEVS

 

Devanil José Bonni - Chefe do IAP em entrevista para diversos órgãos de imprensa da região. Foto: IPEVS

 

 

Fonte: Ascom IPEVS

Deixe um comentário