IPEVS

IPEVS Envia Projeto para Instituto HSBC Solidariedade

A degradação das matas ciliares encontra-se entre os mais frequentes e agravantes impactos ambientais do mundo, uma vez que esta é responsável pela proteção das margens dos rios. A ausência da mesma, causa entre outros, problemas como erosão e desmoronamento, que afetam não só o meio ambiente, como aqueles que usufruem destas áreas.

getattachmentaspxl1

Com o intuito de amenizar esta problemática, o Instituto HSBC Solidariedade abriu no ultimo mês, um edital para inscrição de projetos ambientais com foco em AÇÕES DE ADAPTAÇÃO DE COMUNIDADES E SEUS ECOSSISTEMAS AOS EVENTOS CLIMÁTICOS. O IPEVS que tem por objetivo principal, atuar nas relações sócio-ambientais favorecendo homem e meio ambiente, escolheu o município de Jataizinho, como área para inscrição do projeto, por este atender criteriosamente os requisitos da instituição. A Vila Bernardes que se localiza a margem direita do Rio Jataizinho, necessita urgentemente da relocação de parte dos seus moradores, pois além de se encontrarem em uma APP (Área de Preservação Permanente), estão em situação de risco devido ao aumento do nível das águas do rio, decorrente das fortes chuvas dos últimos meses, sendo que as famílias já foram retiradas temporariamente devido a inundações.

getattachmentaspx1

O projeto tem como objetivo translocar essas famílias e proporcionar-lhes outra opção de moradia e posteriormente recuperar a áres degradada, além de ter enorme importância devido ao grau de emergência existente e por se encontrarem em risco vidas humanas.

Em parceria com a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), SAAE (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto) e Prefeitura Municipal de Jataizinho, o projeto está sendo avaliado pelo Instituto HSBC e se aprovado, será executado a partir do mês de outubro desse ano.

Deixe um comentário