IPEVS

IPEVS realiza senso de árvores em Jataizinho – PR

Nos dias atuais, a presença da vegetação dentro dos centros urbanos vem adquirindo extrema importância, pois quebra a artificialidade do meio, além de possuir um papel primordial na melhoria da qualidade do mesmo. Dessa forma, a arborização urbana vem se tornando cada vez mais um agente importante na melhoria do micro-clima local, assim como na diminuição da poluição, sem contar o papel estético.

Muitas cidades plantaram suas árvores sem supervisão técnica e agora enfrentam o desafio de buscar soluções.
O planejamento da arborização urbana é necessário para evitar problemas com a fiação elétrica, destruição de calçadas devido a raízes e algumas espécies que possam trazer riscos aos moradores devido a frutos grandes, ou espinhos. É importante a escolha correta das espécies de modo a garantir a acessibilidade e também a sanidade vegetal da árvore.
Com o intuito de recuperar e adequar a arborização na cidade de Jataizinho- PR, o IPEVS, parceiro do município, está desenvolvendo um trabalho de diagnostico das árvores das avenidas principais da cidade. Mapeando as espécies já existentes, verificando a necessidade de poda, novo plantio ou substituição da árvore. O trabalho conta com o apoio de Yves Rafael Bovolenta e Maristela Yuka Zama, ambos biólogos pela UENP – Campus Luiz Meneguel.

O diagnostico será encaminhado para prefeitura e posteriormente serão tomadas as devidas providencias.

Maristela Yuka Zama e Yves Rafael Bovolenta fazendo identificação de uma árvore.

Yves Rafael Bovolenta e Maristela Yuka Zama fazendo identificação de uma árvore.

Deixe um comentário