IPEVS

Grupo de 25 leões salvos de circos na Bolívia embarcam para santuário nos EUA

Um santuário para animais no Colorado, EUA, vai acolher o grupo de 25 leões que eram explorados por circos na Bolívia e que foram salvos pela organização não-governamental Animal Defenders International (ADI).

A ONG trabalhou em parceria com o governo boliviano que é o primeiro país no mundo a proibir por lei o uso de animais selvagens em performances ou atuações públicas nos circos.

A data marcada para a decolagem é nesta quarta-feira (16), os leões serão levados para um recinto de 80 acres (320 mil metros) construído no Colorado (EUA). Este será o maior resgate e viagem aérea com leões jamais vista.

Os animais resgatados eram maltratados, especialmente as leoas que tinham crias que lhes eram retiradas para posarem para fotografias com os visitantes.

A idade dos leões varia entre os três meses, o mais novo, e os 15 anos, o mais velho.

Quando estes leões foram resgatados estavam subnutridos, estressados e traumatizados, por todas as experiências vividas. A condição de saúde dos leões continua a melhorar, pois a reabilitação ainda não terminou.

A presidenta da ADI, Jan Creamer disse: “Nós resgatamos esses animais das condições mais deploráveis dos circos na Bolívia, assim que conseguirmos colocá-los em segurança em nosso complexo começamos um sério trabalho de reabilitação”.

A veterinária da ONG Mel Richardson declarou: “Nós estamos acompanhando esses leões desde o dia do seu dramático resgate e eu estou impressionada pela incrível recuperação desses animais, isso só demonstra a força e o desejo de viver.

E completa, “nossa prioridade foi assegurar o bem estar desses animais e depois prepará-los para a viagem, recuperando a saúde deles para o voo que os levará a liberdade. O objetivo foi alcançado e a Operação Arco dos Leões está pronta para partir”.

O espaço onde os leões estão sendo cuidados, foi gentilmente providenciado pelo prefeito de Santa Cruz, possuindo água, luz, perímetros, segurança 24 horas, veterinário e um time experiente em cuidados animais. Os animais têm recebido boa comida, vitaminas, suplementos minerais e água fresca.

Esta estação improvisada tem servido de clinica veterinária para o time de resgate da ADI, possibilitando agir diretamente nos resgates, e ao mesmo tempo providenciar o santuário para os leões, que estavam doentes e famintos, e se recuperam com tratamento veterinário 24 horas.

Resgate – O resgate dramático desses animais começou com conjunto de atuação da ADI que trabalhou com as autoridades bolivianas para exigir que a Lei boliviana 4040, que proíbe animais em circo, fosse cumprida, após a descoberta sobre abuso e negligência dos circos com animais no país.

A ONG resgatou 25 leões, seis macacos, um coati mundi, um veado e um cavalo. Os leões foram removidos rapidamente para o complexo e os outros animais foram levados para santuários na Bolívia e outros soltos na natureza. A operação removeu todos os animais de circo, acabando com a indústria de animais de circo – é a primeira vez que isto acontece no mundo.

Creamer disse: “A operação arco dos leões representou uma grande vitória para as atividades das campanhas dos últimos anos, e uma nova realidade para os animais de circo.

ADI lançou um especial “Apelo salve os leões” para arrecadar fundos para o resgate e cuidados com esses animais.

Fonte: Ambiente Brasil

Deixe um comentário