IPEVS

IPEVS realiza atendimento de aves apreendidas no Norte do Paraná

A Polícia Rodoviária Estadual de Bandeirantes, realizou dia 27/09, uma abordagem a um veículo de Querência do Norte / PR, conduzido por Marcelo Ribeiro Brito, de 37 anos.   No veículo foram encontrados 90 pássaros silvestres da espécie papagaio, escondidos em caixas de papelão.

Os policias efetuaram a prisão do acusado e acionaram o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), escritório Cornélio Procópio para resgatar os animais.

Em depoimento Marcelo afirmou que as aves seriam levadas para Santos no litoral do Estado de São Paulo e que também receberia o valor de mil e quinhentos reais para o transporte. O mesmo foi preso em flagrante e liberado logo em seguida após efetuar o pagamento de fiança. Foi autuado por  tráfico de animais e multado pelo órgão competente em noventa mil reais.

De acordo com o IAP, as aves serão posteriormente encaminhadas para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) na cidade de Tijuca do Sul, área de responsabilidade da Universidade Católica de Curitiba.

Aves apreendidas pela Polícia Rodoviária Estadual de Bandeirantes. (Foto: IPEVS)

 

O IPEVS, que atua como parceiro do IAP, esteve na sede do escritório regional de Cornélio Procópio após apreensão de 90 papagaios realizada pela Polícia Estadual de Bandeirantes na última terça-feira (27/09).

As aves apresentavam diferentes estágios de crescimento e encontravam-se amontoados em caixas de papelão em péssimas condições e sem receber alimentação.

Aves apresentavam diferentes estágios de crescimento. (Foto: IPEVS)

A equipe do IPEVS foi chamada no local para identificação, atendimento e alimentação das aves. Segundo Rafael Haddad, as aves são conhecidas como Papagaios verdadeiros (Amazona aestiva), e a identificação é possível apenas a partir dos animais que apresentam plumagem formada. A espécie tem ocorrência em nossa região, mas há vários anos não são mais avistados bandos desta espécie por aqui.

 

As aves são conhecidas como Papagaios verdadeiros (Amazona aestiva), e a identificação é possível apenas a partir dos animais que apresentam plumagem formada. (Foto: IPEVS)

 

Durante os exames clínicos Haddad relatou que os animais demonstravam-se desidratados, fracos e famintos, alguns apresentavam escoriações no corpo e má formação dos canhões de pena. Em laudo emitido pelo médico veterinário, Rafael ressalta as condições de transporte precárias, e que a distância percorrida informada pelo infrator comprova que os animais foram mantidos por várias horas dentro do porta-malas do veículo sob o calor provocado pelo sol intenso (condição climática apresentada durante todo o dia), fato este que agravou a condição dos filhotes.

Alguns animais apresentavam escoriações no corpo e má formação dos canhões de pena. (Foto IPEVS)

 

Parte das aves será encaminhada para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) em Tijuca do Sul – PR, e o restante continuará na Mata São Francisco, local onde os animais foram encaminhados após apreensão, recebendo atendimento e tratamento adequado pelo IPEVS e IAP para fazerem parte de um programa de reintrodução local.

 

Fonte: Ascom IPEVS

 

Deixe um comentário