IPEVS

Poluição

Dióxido de carbono afeta o cérebro dos peixes, alerta estudo

As crescentes emissões de dióxido de carbono podem afetar o cérebro e o sistema nervoso central dos peixes marinhos, com sérias consequências para a sua sobrevivência, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira (16). Segundo a pesquisa, as concentrações de dióxido de carbono estimadas para o fim deste século interferirão na habilidade dos peixes de ouvir, …

Dióxido de carbono afeta o cérebro dos peixes, alerta estudo Leia mais »

Algas formam mancha marrom na Baía de Guanabara, no Rio

Uma grande mancha marrom apareceu nesta sexta-feira (13) na Baía de Guanabara, altura da Marina da Glória, na zona sul do Rio. Segundo o 1º GMar (Grupamento Marítimo) de Botafogo, a concentração de algas provocou a coloração escura na água. Coordenador do projeto Olho Verde para o gerenciamento da zona costeira, o biólogo Mário Moscatelli …

Algas formam mancha marrom na Baía de Guanabara, no Rio Leia mais »

Buraco na camada de ozônio chega a nível máximo nesta temporada

O buraco na camada de ozônio no hemisfério sul chegou a seu nível máximo anual em 12 setembro, ao alcançar 16 milhões de quilômetros quadrados, o 9º maior dos últimos 20 anos. As informações são da Nasa (agência espacial americana) e da Noaa (Administração Atmosférica e Oceânica dos EUA). A camada de ozônio protege a …

Buraco na camada de ozônio chega a nível máximo nesta temporada Leia mais »

Onze tartarugas são encontradas mortas em Praia Grande/SP

Dez tartarugas-verde e uma tartaruga-de-pente foram encontradas mortas de domingo até esta terça-feira (3) nas praias do Canto do Forte, Guilhermina e Tupi, em Praia Grande, litoral de São Paulo. Segundo o laudo da ONG Gremar (Resgate e Reabilitação de Animais Marinhos), para onde os animais foram encaminhados, no Guarujá, todas haviam ingerido lixo plástico, …

Onze tartarugas são encontradas mortas em Praia Grande/SP Leia mais »

Relatório da OMS diz que Grande Rio tem ar mais poluído que Grande SP

Órgão da ONU usou dados de 2009 fornecidos pelos governos estaduais. Cidade iraniana foi apontada como a mais poluída do mundo, entre 1.100. Relatório divulgado nesta segunda-feira (26) pela Organização Mundial de Saúde, que aborda a contaminação do ar nas principais cidades do mundo, aponta que o nível de poluição atmosférica da Região Metropolitana do …

Relatório da OMS diz que Grande Rio tem ar mais poluído que Grande SP Leia mais »

Estudo culpa esgoto por desaparecimento de coral no Caribe

A bactéria causadora de uma enfermidade que está acabando com um tipo de coral ameaçado de extinção do Caribe é proveniente das águas poluídas de uma rede de esgotos, mostra um estudo publicado nos Estados Unidos na quarta-feira. O coral, chamado de chifre-de-veado, vive nas águas do sul da Flórida e do arquipélago das Bahamas …

Estudo culpa esgoto por desaparecimento de coral no Caribe Leia mais »

Poluição e falta de mata ciliar prejudicam o Paraguaçu

Quando os índios batizaram o rio, escolheram um nome que desse a ele a noção do seu tamanho. Uma palavra bastou: Paraguaçu, que significa ‘água grande’, em tupi guarani. Entre os rios nordestinos, o Paraguaçu é um dos mais importantes. Tem 614 quilômetros de extensão e atravessa três regiões da Bahia até alcançar o mar. O Paraguaçu …

Poluição e falta de mata ciliar prejudicam o Paraguaçu Leia mais »

Coppe quer tecnologias para o enfrentamento das mudanças climáticas com foco na população de menor renda

Produzir tecnologias que permitam a adaptação do país às mudanças climáticas, direcionando as pesquisas à população mais pobre. Esse será o foco do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), afirmou nesta quarta-feira (27) o diretor de Tecnologia e Inovação do instituto, Segen …

Coppe quer tecnologias para o enfrentamento das mudanças climáticas com foco na população de menor renda Leia mais »

Áreas protegidas não evitam perda da biodiversidade, diz estudo

A garantia de áreas protegidas não está evitando a perda de biodiversidade, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira. O trabalho diz que a situação pode se tornar catastrófica até o ano 2050 e exige soluções mais efetivas para os problemas de crescimento da população e do nível de consumo. De acordo com a pesquisa, publicada …

Áreas protegidas não evitam perda da biodiversidade, diz estudo Leia mais »