IPEVS

Reflorestamento

Amazônia deve sofrer grande extinção de espécies até 2050

Pesquisa avalia o impacto local promovido pela perda de vegetação em 30 anos e aponta que ainda há tempo para agir. As piores consequências do desmatamento sofrido pela Amazônia ao longo de 30 anos ainda estão por vir. Até 2050, podem ocorrer de 80% a 90% das extinções de espécies de mamíferos, aves e anfíbios …

Amazônia deve sofrer grande extinção de espécies até 2050 Leia mais »

Um dia após publicação, trecho de MP do Código Florestal é retificado

Alteração refere-se ao plantio de espécies exóticas em área de preservação. Regra passa a valer apenas para pequeno produtor; ambientalistas criticam. Um dia após publicar medida provisória (MP) que torna mais rígidas as regras do novo Código Florestal, o governo divulgou no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (29) a retificação de inciso que restringe …

Um dia após publicação, trecho de MP do Código Florestal é retificado Leia mais »

Curso de produção e comércio de mudas florestais nativas

O Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) realizará um curso de produção e comércio de mudas florestais nativas no dia 25 de fevereiro (sábado), no principal viveiro da instituição, localizado na cidade de Apucarana (PR). O objetivo é incentivar a oferta de mudas nativas no mercado para projetos de restauração florestal a partir de técnicas e …

Curso de produção e comércio de mudas florestais nativas Leia mais »

Vai faltar árvore no mercado?

Para especialistas, projetos de compensação ambiental no País podem entrar em crise com a escassez de mudas de espécies nativas O cenário não poderia ser mais favorável: há dinheiro, vontade e mão de obra capacitada para promover uma grande recuperação das florestas nativas brasileiras no rastro das ecologicamente corretas compensações ambientais. No entanto, especialistas na …

Vai faltar árvore no mercado? Leia mais »

Guanandi surge como opção para reflorestamento com madeira de lei

A cada dia que passa, fica mais difícil encontrar, no mercado, madeiras de qualidade, que são usadas para móveis e decoração. O aperto da legislação ambiental está transformando em raridade madeiras vindas das florestas nativas. A tendência será o mercado se abastecer com madeiras plantadas. Nesse contexto, começa a chamar a atenção uma árvore de …

Guanandi surge como opção para reflorestamento com madeira de lei Leia mais »

Reflorestamento: ‘A floresta provê serviços ecológicos para sociedade’

De acordo com coordenador do Programa da Amazônia do WWF-Brasil, Mauro Armelin, maior obstáculo para o replantio é a falta de incentivo Houve uma época em que não se falava sobre os perigos para o meio ambiente de se extrair madeira, plantar culturas como o café e a cana-de-açúcar e abrir pastos sem antes se …

Reflorestamento: ‘A floresta provê serviços ecológicos para sociedade’ Leia mais »

Nucleação conta com a ajuda de pássaros no reflorestamento

A técnica é simples e relativamente barata. Os pássaros são fundamentais para o sucesso do projeto. Um dos pontos mais debatidos na discussão sobre a reforma do Código Florestal, que está no Senado, é o da recuperação das áreas de vegetação nativa nas propriedades. O Globo Rural mostra uma técnica de reflorestamento, chamada nucleação. O …

Nucleação conta com a ajuda de pássaros no reflorestamento Leia mais »