IPEVS

Reserva Legal

Um dia após publicação, trecho de MP do Código Florestal é retificado

Alteração refere-se ao plantio de espécies exóticas em área de preservação. Regra passa a valer apenas para pequeno produtor; ambientalistas criticam. Um dia após publicar medida provisória (MP) que torna mais rígidas as regras do novo Código Florestal, o governo divulgou no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (29) a retificação de inciso que restringe …

Um dia após publicação, trecho de MP do Código Florestal é retificado Leia mais »

Pesquisa da UFSCar aponta possível desaparecimento de espécies de aves no interior paulista

Ocorrência foi verificada na região de Pilar do Sul (SP) e pode ser explicada pela substituição dos habitats naturais por plantações e pastos. Uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação (PPGDBC) do campus Sorocaba da UFSCar, aponta para um provável desaparecimento de aves em regiões onde as plantações …

Pesquisa da UFSCar aponta possível desaparecimento de espécies de aves no interior paulista Leia mais »

O Código Florestal e a questão nacional

Artigo do deputado Aldo Rebelo no jornal Folha de S. Paulo de ontem (14) “Se vós não fôsseis os pusilânimes, recordaríeis os grandes sonhos que fizestes por esses campos…” (Cecília Meireles, “Romanceiro da Inconfidência”).   O longo e difícil debate acerca da reforma do Código Florestal Brasileiro colocou em destaque, ainda que de forma não suficientemente …

O Código Florestal e a questão nacional Leia mais »

Novo Código Florestal aumentaria em 47% o desmate até 2020, diz UNB

Estudo diz que novo CF pode derrubar 17 mil km² de mata em nove anos. Pesquisadores compararam dados de devastação referentes a 2008. Caso o novo Código Florestal for adotado pelo governo brasileiro da maneira em que está, o desmatamento no país pode aumentar 47% até 2020. A informação foi apontada em um estudo elaborado …

Novo Código Florestal aumentaria em 47% o desmate até 2020, diz UNB Leia mais »

Gleisi vai acelerar votação do código sem emenda 164

Se depender da nova ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a reforma do Código Florestal será acelerada no Senado e talvez ocorra já em agosto, como deseja a presidente Dilma Rousseff. Ambas estão preocupadas com as pressões internacionais em razão da falta de avanço na aprovação da nova lei ambiental, mas também com as incertezas …

Gleisi vai acelerar votação do código sem emenda 164 Leia mais »

Alteração do Código Florestal terá impactos significativos, diz estudo do Ipea

Influência chega aos compromissos assumidos pelo Brasil para a redução de emissões de carbono. Um comunicado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicado ontem (8) informa que a alteração do Código Florestal Brasileiro, aprovada na Câmara, terá impactos significativos “sobre a área com vegetação natural existente nos biomas brasileiros e sobre os compromissos assumidos pelo …

Alteração do Código Florestal terá impactos significativos, diz estudo do Ipea Leia mais »

Rio+20 e o Código Florestal

Artigo de Alessandro Molon no jornal O Globo de ontem (8). O Rio de Janeiro prepara-se para sediar, em junho do ano que vem, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. São esperados cerca de 150 chefes de Estado e de governo, além de aproximadamente 50 mil delegados. Na pauta, a economia …

Rio+20 e o Código Florestal Leia mais »

Kátia Abreu: Código Florestal tem ‘obscuridades’

Para presidente da CNA, ponto que precisaria de explicação é entendimento de que emenda 164 anistiaria desmatadores. A presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), senadora Kátia Abreu (TO), reconheceu ontem que o texto do Código Florestal aprovado pela Câmara tem “obscuridades” que precisam ser esclarecidas. Entre os pontos que têm que ser mais bem …

Kátia Abreu: Código Florestal tem ‘obscuridades’ Leia mais »