IPEVS

Animais Peçonhentos

Análise de veneno de cobra revela potencial para tratar hipertensão

Cientistas do Butantan identificaram 4 moléculas com possível aplicação. Pesquisa analisou bioquímica no veneno de três espécies de serpentes.   Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, descobriram 30 moléculas a partir do mapeamento do conjunto de peptídeos no veneno de três espécies de cobras – a Bothrops jararaca, a Bothrops cotiara e a Bothrops fonsecai. Quatro desses peptídeos …

Análise de veneno de cobra revela potencial para tratar hipertensão Leia mais »

Trinta novas moléculas são descobertas em veneno de serpentes

Por Karina Toledo   Agência FAPESP – Trinta novas moléculas – algumas com potencial ação farmacológica – foram descobertas no Instituto Butantan durante uma pesquisa que mapeou o conjunto de peptídeos existente no veneno de três espécies de serpentes do gênero Bothrops, entre elas a jararaca. “O objetivo do trabalho era descrever a complexidade do peptidoma, ou …

Trinta novas moléculas são descobertas em veneno de serpentes Leia mais »

Acidentes com animais venenosos crescem 157% em 10 anos, diz Saúde

Levantamento reúne picadas de bichos como cobras, escorpiões e aranhas. Só no ano passado, foram registrados 139 mil casos e 293 mortes no país. Um levantamento feito pela unidade de Zoonoses do Ministério da Saúde aponta que, entre os meses mais quentes – de novembro e março – dos últimos dez anos, houve um aumento …

Acidentes com animais venenosos crescem 157% em 10 anos, diz Saúde Leia mais »

Veneno de cobra para exportação

Durante dois dias (25 e 26 de julho), o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN), órgão deliberativo e normativo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), analisou inúmeros processos que tratam de acesso ao patrimônio genético brasileiro para fins comerciais. Um dos assuntos tratados chamou a atenção dos participantes durante esta última reunião do CGEN …

Veneno de cobra para exportação Leia mais »

Aranha viúva-marrom toma o lugar da viúva-negra nos EUA, diz estudo

Espécie marrom só passou a viver no sul da Califórnia a partir de 2003. Estudo coletou amostras em 72 locais e viu que animais brigam por habitat.   Cientistas americanos analisaram a presença de aranhas na Califórnia e perceberam que as viúvas-marrons podem estar ocupando o lugar das viúvas-negras no sul do estado. A conclusão …

Aranha viúva-marrom toma o lugar da viúva-negra nos EUA, diz estudo Leia mais »

Invasão de aranhas gigantes espalha o pânico em aldeia indiana

Moradores de Sadiya, no estado de Assam, dizem desconhecer a espécie. Dez pessoas foram hospitalizadas; há suspeita de duas mortes por picadas. Os moradores de um povoado indiano situado em um local recôndito do país afirmam ser vítimas de uma invasão de aranhas gigantes muito parecidas com as tarântulas, mas pertencentes a uma espécie desconhecida …

Invasão de aranhas gigantes espalha o pânico em aldeia indiana Leia mais »

IPEVS inicia mês de junho com Palestras

Logo bem cedinho no primeiro dia de junho o presidente do IPEVS Rafael Haddad ministrou palestra no Tiro de Guerra de Cornélio Procópio. A instrução do dia para os soldados foi sobre Acidentes com Animais Peçonhentos, assunto de fundamental importância já que estes soldados realizam missão á campo. Rafael Haddad apresentou os animais mais comuns …

IPEVS inicia mês de junho com Palestras Leia mais »

Rafael Haddad Ministra Palestra sobre Acidentes com Animais Peçonhentos para alunos do curso de Medicina Veterinária da UENP – Campus Bandeirantes

A convite de Ellen de Souza Marquez professora da UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Bandeirantes, Rafael Haddad (presidente do IPEVS e Médico Veterinário) no dia 29 de maio,  ministrou palestra para os alunos do 8º semestre do curso de Medicina veterinária sobre Acidente com Animais Peçonhentos. O tema faz parte …

Rafael Haddad Ministra Palestra sobre Acidentes com Animais Peçonhentos para alunos do curso de Medicina Veterinária da UENP – Campus Bandeirantes Leia mais »

Rara lagosta é encontrada nos EUA e quase vira refeição em restaurante

Especialistas dizem que chance de achar crustáceo é de 1 em 30 milhões. Animal foi encaminhado para aquário em Rhode Island. Um raro exemplar de lagosta com partes do corpo manchadas com as cores laranja e amarelo foi encontrado nesta semana por funcionários de um restaurante de Massachusetts, nosEstados Unidos. O exemplar é conhecido com …

Rara lagosta é encontrada nos EUA e quase vira refeição em restaurante Leia mais »

Número de acidentes com animais peçonhentos dobra em dez anos

Em dez anos, o número de ataques de animais peçonhentos aumentou 112,4% no estado de São Paulo. Em 2010, foram 14,6 mil acidentes contra 6,8 mil registrados no ano 2000. Quase a metade dos casos do ano passado foi causada por escorpiões, 6,7 mil. O principal motivo do aumento da ocorrência de acidentes é a …

Número de acidentes com animais peçonhentos dobra em dez anos Leia mais »