IPEVS

Serviços Ambientais

País carece de lei para serviços ambientais

Pesquisa identifica 28 iniciativas legislativas em oito estados para regular o pagamento de incentivos a quem preserva o ambiente; falta padronizá-las. O Brasil está relativamente bem servido de iniciativas estaduais de pagamento por serviços ambientais (PSA), mas carece de uma lei federal que dê segurança jurídica e padronização técnica a essas iniciativas. Essa é a …

País carece de lei para serviços ambientais Leia mais »

Cientista da Embrapa é novo secretário de Mudanças Climáticas

Eduardo Assad coordenou estudo sobre aquecimento global. Espera-se reduzir as divergências entre Meio Ambiente e Agricultura. O pesquisador Eduardo Assad, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foi nomeado secretário nacional de Mudanças Climáticas. Especialista em agroclimatologia, Assad foi um dos coordenadores do maior estudo feito no país sobre o impacto do aquecimento global para …

Cientista da Embrapa é novo secretário de Mudanças Climáticas Leia mais »

107 baleias-piloto morrem em praia da Nova Zelândia

Cento e sete baleias-piloto morreram em uma praia isolada no sul da Nova Zelândia no domingo (20). Os animais foram encontrados encalhados na praia por dois turistas. Os turistas deram então o alerta ao serviço de proteção ambiental. A baleia-piloto é a espécie de baleia mais comum na Nova Zelândia. Quando chegaram ao local, os …

107 baleias-piloto morrem em praia da Nova Zelândia Leia mais »

Projeto remunera proprietário que preserva floresta e nascente de água

Com início em 2006, programa pioneiro na região metropolitana de São Paulo cadastrou 13 propriedades que estão ajudando a proteger 82 nascentes. Em cinco anos, os proprietários devem receber R$ 790 mil em recursos pela preservação Há 38 anos o policial militar Antonio Coradello comprou uma área de 16 hectares no meio da Área de …

Projeto remunera proprietário que preserva floresta e nascente de água Leia mais »

Brasil reciclou 98,2% das latas de alumínio durante 2009

No ano passado, o processo de reaproveitamento movimentou R$ 1,3 bilhão alpha and omega dvdrip O Brasil atingiu, em 2009, mais um recorde de reciclagem de latas de alumínio. Foram reutilizadas 98,2% das latinhas vendidas. Ou seja: das 202,5 mil toneladas de alumínio vendidas, foram recicladas 198,8 mil toneladas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira …

Brasil reciclou 98,2% das latas de alumínio durante 2009 Leia mais »

Serviço Florestal apresenta levantamento inédito sobre REDD no Brasil

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresentou nesta terça-feira (24) o primeiro levantamento das ações de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) realizadas no Brasil. O objetivo é sistematizar informações de projetos que estão sendo implementados no País. Dos 18 projetos apresentados, quinze estão na região amazônica e dois no Vale do Ribeira. O …

Serviço Florestal apresenta levantamento inédito sobre REDD no Brasil Leia mais »

Governo estuda criar bolsa-floresta

Proposta é pagar a famílias e trabalhadores rurais que deixem de desmatar; custo seria de 5% do Bolsa-Família Lisandra Paraguassú escreve para “O Estado de SP”:   O governo federal poderá pagar para quem mantiver a floresta amazônica em pé. Uma proposta apresentada por consultores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) à equipe econômica, esta …

Governo estuda criar bolsa-floresta Leia mais »

Novos procedimentos do IAP são aprovados pelos escritórios regionais e prefeituras do Sudoeste do PR

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Vitor Hugo Burko, apresentou na quinta-feira (20) as novas medidas adotadas pelo órgão aos escritórios regionais do IAP e aos representantes de 51 prefeituras das regionais de Francisco Beltrão e Pato Branco, Sudoeste do estado. season of the witch film sanctum the movie No encontro Burko destacou …

Novos procedimentos do IAP são aprovados pelos escritórios regionais e prefeituras do Sudoeste do PR Leia mais »

Recursos verdes vão para smart grids e armazenamento de energia

O setor de tecnologia verde, que sofreu uma forte queda nos investimentos no início do ano, agora vê uma retomada no interesse, com os recursos entrando novamente para startups promissoras e algumas companhias pensando em ressuscitar ofertas públicas que haviam sido deixadas de lado. Os investimentos estão se deslocando das tecnologias de geração de energia, …

Recursos verdes vão para smart grids e armazenamento de energia Leia mais »

Maggi sugere remuneração para serviços ambientais

Em sua participação no Fórum de Governadores da Amazônia Legal ontem, o governador Blairo Maggi (PR) pediu a criação imediata de um grupo de trabalho para elaborar propostas de remuneração voltada aos serviços ambientais. Os pagamentos seriam destinados aos titulares das terras que entendam que o conhecimento científico e a capacidade de monitoramento sejam suficientes …

Maggi sugere remuneração para serviços ambientais Leia mais »